O projeto estrutural apresenta e detalha os elementos estruturais tais como: (lajes, vigas, pilares, alvenaria estrutural, fundações e elementos especiais) que têm como objetivo permitir a sustentabilidade da edificação, transmitindo suas cargas ao solo.
Os projetos podem ser em concreto armado ou ainda concreto protendido. São submetidos à Norma Técnica Brasileira NBR 6118 da ABNT.
Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.
O concreto armado convencional varia de 2300 a 2500 kg/m³. Sendo utilizado concreto e aço CA50 e/ou CA60.
Concreto protendido é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Desde o século XIX, muitos especialistas desenvolveram métodos nos quais a armadura sofra um pré-alongamento, gerando um sistema auto-equilibrado de esforços, ou seja, tração no aço e compressão no concreto
Existem também os projetos em Alvenaria Estrutural. Neste caso, os blocos de cimento ou cerâmico que compõe as paredes, além de vedação, tem a função de absorver as cargas das lajes e levá-las às fundações sem a necessidade de pilares e vigas.
MW ENGENHARIA
Av. Ipanema, 165 - Sala 1905 - Empresarial 18 do Forte - Alphaville, Barueri - SP, 06472-002
Copyright © 2024 MW ENGENHARIA – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.